Exclusivos ZOV
Nuno Reis
21.07.2012
Audio
1
2
3
Video
Há sempre vozes que nos parecem remotamente familiares. Mas é raro haver vozes que parecem fazer parte da nossa existência, sem sequer precisarmos de saber a quem pertencem. A de Nuno Reis há muito que se tornou uma delas.
Por talento natural ou fruto de mais de 20 anos de trabalho, o certo é que Nuno Reis se tornou presença assídua na televisão portuguesa sem precisar de aparecer no ecrã.
Mas tudo começou na rádio – o habitat natural do mundo vocal.
Começou a trabalhar com a voz por adorar música e com apenas 15 anos já dava os primeiros passos na rádio, num belo programa chamado ‘A Hora da Lua’. Estabelecido o primeiro contacto, nunca mais a largou. Ainda adolescente saltou para a TSF e depois para a XFM. Só depois para a Rádio Comercial.
Hoje, 22 anos depois, encabeça o programa ‘Caixa de Ritmos’ na Antena 3 e desempenha um importante papel no universo das locuções para publicidade. Apenas com a expressividade e a potência da voz, Nuno Reis dá vida a importantes marcas como a BMW, Nurofen, Continental, Cin, Benfica e Continente... e a muitos videos corporativos para empresas, multinacionais e farmacêuticas. Traillers de cinema e promoção de bandas caracterizam também uma outra vertente onde o Nuno diariamente utiliza a sua VOZ.
Ah! E é ‘a’ voz da RTP já há mais de dez anos. Antes, foi ‘a’ voz da SIC durante outros dez. Sim, ‘a’ voz. Aquela que ouvimos sempre que um programa acaba e que nos prende ao ecrã para sabermos qual vai dar a seguir. Sim, essa mesmo. Tão familiar quanto a velha guarda dos apresentadores de televisão.
Mas ser voz de um canal de televisão que é visto (e ouvido) por milhares de pessoas pode ser quase tão difícil quanto ser o rosto desse mesmo canal – principalmente quando, ao fim de duas largas décadas, ainda «[lhe] faz confusão ouvir a [sua] voz»: todos os intervalos, em todo o lado, lá está ela. Não há como escapar. Inconfundível.