Making Of VOZ
Carla Chambel CIN
"Cada vez que vou fazer um spot é sempre uma responsabilidade enorme. Porque se pretende chegar a um determinado objectivo. Aguardo ansiosa que alguém que está a ouvir diga . “Ah é exactamente isto que eu quero”. E conseguir esse “exactamente isto” é um desafio dificil.
Gosto muito de fazer publicidade e ter a capacidade de em 20” ou 30”contar uma estória, passar uma emoção, passar uma mensagem. E isso é muito difícil, algo mágico."
"No início acho que toda a gente que se ouve gravada pela primeira vez odeia a sua voz. Há um impacto que é muito estranho. Portanto habituarmo-nos a essa qualidade sonora, demora o seu tempo. E ao longo dos anos de trabalho fui aprendendo a distinguir na minha voz, aquilo que resulta e o que não resulta ou aquilo que eu gosto e o que não gosto de ouvir. E isso tem a ver com tons, com registos, tcom inflexões, com várias técnicas que eu vou
aprendendo a distinguir. Por exemplo vou apreciando cada vez mais o meu trabalho quando consigo fazer registos mais graves. Acho mais bonito do que quando fujo muito para os agudos. Mas para fazer uma pessoa mais feliz é quase inevitável eu ir aos agudos e quando isso acontece penso para mim:Cuidado, baixa, baixa o tom. Tenho aqui o meu diabo e o meu anjinho a falarem-me..."
"Ainda é recente esta parceria com a CIN. Por acaso nunca gravei com o cliente presente mas vou tendo feedback positivo. Tenho uma loja (da CIN) muito perto de minha casa e é um sítio que é feliz. Eu levo lá o meu filho e ele gosta de lá entrar, brinca e vemos as cores das tintas. Eisso também me inspirou, ter essa leveza, ser uma coisa fresca, doce..
Eu vivo as coisas com muita emoção e naturalmente se me identifiquei um dia numa loja CIN e de repente vou fazer um trabalho para a CIN , fico contente."
"Como recebemos o texto no momento não há muito tempo para pensar. Os próprios anúncios quando os vemos, ou ouvimos são uma fracção de tempo muito curta, é tudo muito rápido. Acho que puxa muito pela nossa intuição, pela nossa primeira emoção. O que é que o texto nos sugere primeiro? eu acredito que muitas das vezes a nossa primeira intuição é a mais correcta. Depois depende um bocadinho da inteligência emocional de cada um ...de mais rapidamente ou mais lentamente, chegar a essa intuição. E depende da experiência
também para analisar a ideia e perceber rapidamente onde é que se pretende chegar. Mas é muito giro encontrar pessoas que têm rasgos criativos que nos levam para outros sítios. Há directores criativos (quando tens o privilégio de trabalhar com eles, pois nem sempre eles estão presentes) que têm aqueles golpes de asa, que te levam para outros universos. Isso é fantástico.São oportunidades únicas de aprendizagem, desafios."
"Eu tenho uma relação calorosa com a Zov no sentido de que sempre que falamos, comunicamos, trocamos sms somos muito calorosas umas com as outras. Com a Vera, com a Sarah, com a Céu, com a Marta. Mas é uma relação que não extravasa para alem da linha do
trabalho que nós temos. Nem nos vemos fora disso. Talvez uma vez por ano no jantar da Zov que vai colmatando algumas faltas de comparência no local da agência. Mas falamos muito de outras formas. E posso contar com elas e elas comigo. Sinto-me respeitada, acarinhada."
Produtora
Show Off
www.showoff.pt
Estúdio
Indigo Sound
www.indigosound.pt
Agência
JWT
www.jwt.com/lisbon
Anunciante
CIN
www.cin.pt