Exclusivos ZOV
Pedro Acabado
01.03.2016
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Vozes, câmaras e muita diversão!
Se o futuro do humor passa pela capacidade de entreter os internautas, Pedro Acabado já merece um lugar de destaque.
Ao juntar as melhores armas da criação contemporânea (voz, imagem e humor), ele conseguiu entrar no panteão dos “virais”: aqueles que criaram algo que milhares sentiram a necessidade de partilhar. Tendo em conta a sociedade portuguesa, claro que passou pelo futebol…
No ano passado, inspirado pela rivalidade entre FC Porto e (o seu) Benfica, o Pedro resolveu dar-lhes música. Pegou no clássico “Maria” do musical “West Side Story” e, como Marias há muitas, trocou a letra da sequência cantada pelo mais complexo Lopetegui. Ou Lotopegui. Ou Flopetegui. Entretanto, já criou um novo vídeo para fazerem as pazes (possíveis) entre os treinadores desavindos. O que a “Maria” separou, um “Amigos para Siempre” talvez possa juntar…
Mas o mundo do futebol português está em constante evolução e a carreira de Pedro Acabado está em plena ebulição. Apresenta-se como uma tripla ameaça: actor, realizador e editor de vídeo. A interligar todos estes talentos, há uma única palavra: humor.
A capacidade de pegar num pedaço da realidade e provocar o riso não se aprende nos bancos da escola, mas Pedro achou melhor especializar-se. Assim, mergulhou no curso de formação de actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Estava criada a base para um palmarés invejável. Ainda na escola, participou em várias curtas-metragens: “Fugir (Para Norte)” e “Acordo Silencioso”, de Rui de Freitas, e “O Duelo”, realizada por Filipe Santos. Mas foi o bichinho da televisão que mais contribuiu para engordar o currículo. As raízes humorísticas plantaram-se na “Revolta dos Pastéis de Nata” (RTP) e no “Sempre em Pé” (RTP2), com passagens pelas novelas “Floribella” (SIC) e “Morangos com Açúcar” (TVI). Mas os talk-shows by night continuaram (e continuam) a ser um palco para a criatividade de Pedro Acabado. Depois de “Sexta à Noite” (RTP), passou a fazer parte da equipa fundadora do “5 para a Meia-Noite” (RTP). Sketches, piadas e o talento para extrair semanalmente gargalhadas à assistência (em estúdio e em casa) são omnipresentes no cardápio.
Nos últimos anos, acumulou outros projectos televisivos, tanto na equipa criativa, como nos elencos: “Conta-me História” (RTP), “Beijo do Escorpião” (TVI) e, mais recentemente, “Coração d’Ouro” (SIC).
Mas se há coisa que não lhe falta é garganta, na melhor acepção da palavra. A voz é uma das ferramentas mais versáteis deste profissional. Nos últimos tempos, emprestou as cordas vocais a dobragens, anúncios publicitários e, enquanto repórter especial do “5 para a Meia-Noite”, andou pelo recinto do célebre festival em busca da “Melhor Voz do Alive”.
Em publicidade, já coleciona importantes registos vocais, para clientes de áreas tão diversas como as telecomunicações (Meo), a indústria automóvel, banca e seguros, saúde e bem-estar (Biotherm, Zoviduo) ou canais televisivos (Canal Hollywood). A voz de Pedro Acabado já deu também corpo a anúncios da EDP, CTT, Staples, B!monada e Terra Nostra.
Por outro lado, a imagem continua a ser uma mais-valia. Pedro Acabado também já deu a cara pela Vodafone Red, a Cabovisão, a Dolce Gusto, o Tantum Verde e a Super Bock Verão.
Trabalho é coisa que não assusta o Pedro e, hoje, continua a exercitar os dotes vocais nas dobragens da série de animação “Ninjago” e em “100 coisas para fazer antes do secundário”.
Já longe da escola, não esquece a importância da formação e do caminho que outros desbravaram. Há 10 anos, fez parte do inovador musical “Sexta-Feira 13”, uma obra encenada por António Feio com as eternas canções dos Xutos & Pontapés. Este ano, uma década depois dessa pedrada no charco, foi a vez de prestar homenagem ao malogrado actor. No fim de Janeiro,subiu ao palco do Centro Cultural de Belém e cantou em “Quem Feio Ama”.
Para Pedro Acabado basta uma ideia e a capacidade de criar um sorriso em quem o ouve. Ficamos à espera que o futebol, ou outro tema qualquer, continue a inspirá-lo… Basta esperar pelo próximo projecto. Ele já está in the making.
Se o futuro do humor passa pela capacidade de entreter os internautas, Pedro Acabado já merece um lugar de destaque.
Ao juntar as melhores armas da criação contemporânea (voz, imagem e humor), ele conseguiu entrar no panteão dos “virais”: aqueles que criaram algo que milhares sentiram a necessidade de partilhar. Tendo em conta a sociedade portuguesa, claro que passou pelo futebol…
No ano passado, inspirado pela rivalidade entre FC Porto e (o seu) Benfica, o Pedro resolveu dar-lhes música. Pegou no clássico “Maria” do musical “West Side Story” e, como Marias há muitas, trocou a letra da sequência cantada pelo mais complexo Lopetegui. Ou Lotopegui. Ou Flopetegui. Entretanto, já criou um novo vídeo para fazerem as pazes (possíveis) entre os treinadores desavindos. O que a “Maria” separou, um “Amigos para Siempre” talvez possa juntar…
Mas o mundo do futebol português está em constante evolução e a carreira de Pedro Acabado está em plena ebulição. Apresenta-se como uma tripla ameaça: actor, realizador e editor de vídeo. A interligar todos estes talentos, há uma única palavra: humor.
A capacidade de pegar num pedaço da realidade e provocar o riso não se aprende nos bancos da escola, mas Pedro achou melhor especializar-se. Assim, mergulhou no curso de formação de actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Estava criada a base para um palmarés invejável. Ainda na escola, participou em várias curtas-metragens: “Fugir (Para Norte)” e “Acordo Silencioso”, de Rui de Freitas, e “O Duelo”, realizada por Filipe Santos. Mas foi o bichinho da televisão que mais contribuiu para engordar o currículo. As raízes humorísticas plantaram-se na “Revolta dos Pastéis de Nata” (RTP) e no “Sempre em Pé” (RTP2), com passagens pelas novelas “Floribella” (SIC) e “Morangos com Açúcar” (TVI). Mas os talk-shows by night continuaram (e continuam) a ser um palco para a criatividade de Pedro Acabado. Depois de “Sexta à Noite” (RTP), passou a fazer parte da equipa fundadora do “5 para a Meia-Noite” (RTP). Sketches, piadas e o talento para extrair semanalmente gargalhadas à assistência (em estúdio e em casa) são omnipresentes no cardápio.
Nos últimos anos, acumulou outros projectos televisivos, tanto na equipa criativa, como nos elencos: “Conta-me História” (RTP), “Beijo do Escorpião” (TVI) e, mais recentemente, “Coração d’Ouro” (SIC).
Mas se há coisa que não lhe falta é garganta, na melhor acepção da palavra. A voz é uma das ferramentas mais versáteis deste profissional. Nos últimos tempos, emprestou as cordas vocais a dobragens, anúncios publicitários e, enquanto repórter especial do “5 para a Meia-Noite”, andou pelo recinto do célebre festival em busca da “Melhor Voz do Alive”.
Em publicidade, já coleciona importantes registos vocais, para clientes de áreas tão diversas como as telecomunicações (Meo), a indústria automóvel, banca e seguros, saúde e bem-estar (Biotherm, Zoviduo) ou canais televisivos (Canal Hollywood). A voz de Pedro Acabado já deu também corpo a anúncios da EDP, CTT, Staples, B!monada e Terra Nostra.
Por outro lado, a imagem continua a ser uma mais-valia. Pedro Acabado também já deu a cara pela Vodafone Red, a Cabovisão, a Dolce Gusto, o Tantum Verde e a Super Bock Verão.
Trabalho é coisa que não assusta o Pedro e, hoje, continua a exercitar os dotes vocais nas dobragens da série de animação “Ninjago” e em “100 coisas para fazer antes do secundário”.
Já longe da escola, não esquece a importância da formação e do caminho que outros desbravaram. Há 10 anos, fez parte do inovador musical “Sexta-Feira 13”, uma obra encenada por António Feio com as eternas canções dos Xutos & Pontapés. Este ano, uma década depois dessa pedrada no charco, foi a vez de prestar homenagem ao malogrado actor. No fim de Janeiro,subiu ao palco do Centro Cultural de Belém e cantou em “Quem Feio Ama”.
Para Pedro Acabado basta uma ideia e a capacidade de criar um sorriso em quem o ouve. Ficamos à espera que o futebol, ou outro tema qualquer, continue a inspirá-lo… Basta esperar pelo próximo projecto. Ele já está in the making.