Exclusivos ZOV
Cláudia Semedo
10.07.2012
Audio
1
2
3
Video
Come, dorme e trabalha. Ou melhor: primeiro trabalha, trabalha, trabalha, depois talvez coma e, quiçá, talvez durma. Lamentar-se nunca, sentir-se cansada tampouco. E é por isso que sabe que faz diariamente aquilo para que foi talhada. Há quem lhe chame trabalho, ela preferirá chamar-lhe alegria de viver.
Cláudia Semedo é actriz, apresentadora de televisão, locutora de rádio, faz dobragens e locuções para publicidade. Agora também, jornalista. Nos tempos livres é pintora, escritora e sobretudo uma cidadã atenta. Na verdade, Cláudia Semedo sempre soube que tinha «duas pernas e dois braços» para ser tudo aquilo que quisesse. E foi por querer tanta coisa que hoje, com apenas 29 anos, é tudo isto.
Decidiu aventurar-se na televisão quando uma das irmãs a convenceu a concorrer ao Curto Circuito, na Sic Radical. Para seu espanto – mas talvez não da família – ficou nas cinco finalistas e, ainda que fora daquele programa, a câmara não mais a deixou escapar. Actualmente está à frente do ‘Nós’, na RTP2, e da ‘Química das Coisas’, na RTP1, onde também faz parte do elenco da série ‘Maternidade’.
O teatro, esse, sempre a acompanhou desde pequena. O avô apelidava-a de ‘a teatrista’ e, desde que foi chamada a pisar o grande palco do D. Maria II, somou prémios e desenhou um percurso que ainda hoje é promissor. Mas como é uma mulher dos sete ofícios, também o cinema e a rádio completam a sua felicidade profissional.
Pela rádio e pela comunicação oral nutre especial carinho porque, sem vestidos nem penteados, obriga uma pessoa a ser mais interessante, na sua essência. Expressiva, espontânea e versátil, depressa conquistou o mercado da voz.
No mercado Português podemos ouvi-la num registo mais irreverente nas campanhas do Festival Delta Tejo, a interpretar em spots de radio para a CP e , assinando pela Samsung, dando o ar da sua graça em campanhas para o BES, Jumbo, Fiat entre outras , culminando com a utilização da locução em Inglês na assinatura das campanhas dos relógios One.
No mercado Angolano a sua voz brilha, em marcas como Nutri, Global Seguros, Megangola, BFA, Kora, Toyota, Oasis, Pura e maioritariamente nas campanhas da UNITEL, que optaram pela utilização da sua voz em 80% das campanhas que produzem.
Com tanto trabalho feito mas ainda tanta coisa na lista do 'a fazer', se lhe perguntarmos se se considera feliz e realizada, Cláudia Semedo responderá que é «feliz por definição». Pode orgulhar-se de ter muitos momentos de felicidade, mas sabe que a felicidade é algo tão inconstante quanto as oportunidades que a vida traz.
É por isso que é imparável. «Pelo menos até aos 90 e tal anos». No mínimo. O truque é não guardar os sonhos, mas persegui-los.